Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Tópico da semana!

Problema dentario
Problemas dentários  nos cavalos são
cada vez mais comuns ao tirar-mos o
 cavalo do seu habitat natural os dentes
 não sofrem o desgaste natural, pois na
 natureza os cavalos passam bastante do seu tempo a pastar pois as ervas não tem tantos nutrientes como as rações que são feitas a pensar no trabalho do cavalo, idade e problemas de saúde.
Para alem de causarem desconforto os problemas dentários podem levar a cólicas que são muitas vezes fatais, desconforto, e perda da condição física e queda de performance atlética.
Proprietários, veterinários e criadores estão a começar a dar mais importância a esta ainda nova vertente veterinária.
Alguns dos problemas mais comuns são:

  1. Excesso de esmalte:Pontas dentárias, que em excesso, podem lesionar as bochechas e a língua, causando dificuldade a mastigar e desconforto com o uso de cabeçada e embocadura.
  2.  Maloclusão: ou seja, uma relação anormal entre os dentes superiores e inferiores, que pode causar formações pontiagudas, como excesso de pontas de esmalte, bicos e ganchos e desnivelamento, como rampas e degraus nos dentes.
  3.  Dente do lobo:Este dente é vestigial, não tem função na mastigação, mas pode ferir as bochechas, a língua, e/ou entrar em choque com o bridão, podendo ser extremamente desconfortável.
  4. Desordens de erupção: Dentes decíduos (de leite) impactados são mais comuns do que se pensa, e necessitam de extração, pois podem causar distúrbios na erupção dos dentes permanentes, doença periodontal e dor.
  5.  Fraturas dentárias: Fraturas são comumente encontradas no exame da cavidade oral de cavalos. Fraturas com fragmentos deslocados podem causar dor nas bochechas e na língua, promover exposição e eventual contaminação da polpa dentária com conseqüente doença endodôntica e formação de abscesso periapical.
Desde potros os cavalos devem começar a ter exames orais pois podem ser descobertos problemas que podem e devem ser resolvidos mas cedo possível , como as pessoas e mais fácil uma criança de 10 anos endireitar os dentes com um aparelho do que um adulto, e com os cavalos e parecido, quanto mais cedo melhor!
Os cavalos devem ter exames orais pelo menos duas vezes por ano, pois um problema dentário pode interferir na longevidade do cavalo performance e bem estar, e como amantes de cavalos só queremos o seu melhor, toca a ligar para o dentista equino!!

A "saúde bucal" mostra tanta importante como vacinas.
Mas não posso deixar de dar a minha opinião  concordo com tudo escrito a cima(ate porque fui eu que escrevi), mas para cavalos que se encontram a campo, o desgaste dos dentes ocorre naturalmente sendo assim a necessidade de exames dentários  menor, por isso em vez de 2 vezes por ano 1 ou ate 1 a cada dois anos, mas esta e a minha opinião valendo o que vale e sublinhando que não sou especialista em medicina veterinária nem nada parecido.
Sou só uma amante de cavalos, que lê muita para estar preparada quando finalmente comprar o meu cavalo!
Fonte:
http://www.tudosobrecavalos.com/Doencas_Equinas.htm#C

Sem comentários:

Enviar um comentário