Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Tópico da semana

Ola a muito muito que não escrevo nada no blog, culpada, mas mais vale tarde do que nunca!
Neste tópico da semana vou "falar" sobre:

  1. Problemas de cascos!
  2. Como agir se cair-mos e ninguém estiver por perto!
Problemas de cascos:
A manutenção dos cascos dos cavalos e extremamente importante sem cascos não a cavalos, os cascos são feitos do mesmo material que compõe as nossas unhas, creatina.
Por isso a manutenção dos cascos e muito importante, desde uma boa ferração e aparar os cascos de 4 a 6 semanas, pois uma ma ferração pode levar a vários problemas nos cascos e desconforto ao cavalo, e utilizar unto para os cascos de uma vez por mês a mais dependendo do estado dos cascos.
Mas para que serve mesmo o unto para os cascos?(começar one direction na VH1 AHAHAH ONE AWAY OR ANOTHER!!)
Desinfecta o casco e previne a podridão assegurando a sua higiene correta do casco e se n me engano também serve para quando o casco esta seco(desidratado).
Problemas comuns:

  • Abcessos – Infecção na parte mais mole do pé que resulta geralmente de uma lesão. Causa dor e letargia no cavalo.
  • Calos – Zona amarelada que pode levar ao desenvolvimento de abcessos. Resultam de uma má ferração.
  • Doença da linha branca – Separação da parede do casco na zona da linha branca. É geralmente uma consequência da laminite, um fungo ou uma má ferração.
  • Doença do navicular – Inflamação do osso navicular e tecidos envolventes. As principais causas são a genéticas, uma má conformação, dieta desequilibrada ou lesão devido à pressão constante sobre superfícies duras. Provoca letargia no cavalo.
  • Fendas – Falhas verticais que começam na zona de contacto com o chão. Podem ser superficiais ou profundas. São resultado de uma má ferração, tempo quente, dieta desiquilibrada ou constante pressão sobre superfícies duras. Geralmente não afecta o comportamento do cavalo, mas devem ser tratadas assim que sejam detectadas.
  • Laminite – Inflamação das estruturas laminares, também conhecidas por lamelas ou lâminas, que interrompe a circulação. É um dos problemas mais comuns nos cavalos e sobretudo póneis. Pode ser causada por uma má ferração, toxicidade das cólicas, alguns medicamentos, lesão ou excesso de carga.
  • Podridão da ranilha – Infecção bacteriana que causa mau cheiro e amolece a zona da ranilha. Pode resultar de uma má limpeza dos cascos.

Informação tirada: http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=589



Como agir se cairmos e ninguém estiver por perto:
O mais seguro e recomendável e nunca ir dar passeios sozinha mas para quem tem cavalos em casa e mais ninguém perto que tenha cavalos e difícil por isso o melhor que se pode fazer e avisar que vamos dar um passeio e dizer onde, se cairmos e tivermos o azar de n termos rede e de ser mesmo muito mau alguém a de vir a nossa procura!
Se não for grave levantas-te e voltas a montar ou vais para casa com o cavalo a mão se o cavalo estiver ferido e para isso que deve-mos sempre levar um mini kit de emergência!
post sobre o assunto:http://adorocavalos2.blogspot.pt/2013/03/topico-da-semana.html
http://adorocavalos2.blogspot.pt/2013/03/topico-da-semana_25.html
Mas eu não posso falar muito mesmo ja andando a quase 5 anos na equitação nunca cai, o que acham isso a mau ou bom?Quantas vezes ja cais-te?
Deixem a vossa opinião nos comentários!






Sem comentários:

Enviar um comentário